Juliana Rovaron

Vivendo o luto – Entenda suas fases

Falar sobre a morte ainda é algo muito delicado e não deixa de ser um tabu em nossa sociedade. A maioria das pessoas sentem grande incomodo em entrar em contato com a morte. Sabemos que ela é parte natural do processo das fases da vida, mas ao perder alguém o que se sente é uma dor muito grande e muitas vezes até incompreensível.

A psicologia de modo geral, entende que sempre que há uma perda importante acontece também o processo do luto que consiste em determinadas fases tidas como “naturais” pelas quais todo o ser humano passa em maior ou menor intensidade. Superar a perda envolve a ressignificação da dor e uma gradual adaptação ao sentimento de falta que em algum momento de maneira saudável toma o lugar da lembrança e da saudade.

Mas vamos falar um pouco sobre essas fases do luto, quais são e como lidar com elas:

*Lembrando que cada um tem um determinado tempo para superar o luto e a dor da perda, esse tempo deve ser reconhecido e visto com cuidado.

Então, falando sobre as fases do luto, temos 5, as quais podem variar em intensidade e sequência a depender de cada pessoa.

1 – Negação: Esse primeiro momento é como o que chamamos de estado de choque”, a pessoa tem uma grande dificuldade em aceitar e acreditar na perda, a dor é muito forte e existe dificuldade em visualizar sua vida sem a pessoa que se foi.

2 – Raiva: Nesse momento, ao notar que a morte realmente aconteceu e que não é possível fazer nada a respeito, pode vir um sentimento de revolta muito grande. A pessoa percebe que não pode reverter a situação, aqui poder haver importante descontrole emocional, muito questionamento sobre porque da morte, há nesse caso muita sensação de impotência e até mesmo revolta.

3 – Negociação: A pessoa já esta um pouco mais calma e tenta aliviar sua dor, consegue refletir a respeito da morte e na maioria das vezes faz bastante reflexão sobre sua própria vida, suas ações, formas de compensar e amenizar a dor como a busca de algo místico ou espiritual.

4 – Depressão: Esse é, na maioria das vezes, o processo mais longo e é caracterizado por um sofrimento intenso com muito sentimento de melancolia, culpa, desesperança. Neste a pessoa na maioria das vezes tende a se isolar, ficam muito introspectivas. Nesse estágio é preciso ficar atento, algumas pessoas não conseguem sair dessa fase tão facilmente e podem permanecer nela por muito tempo, muitas vezes tem muita dificuldade em aceitar a perda e de alguma forma ressignifica-la.

5 – Aceitação: Essa é teoricamente a fase final, na qual a pessoa consegue elaborar o luto, deixa de sentir uma tristeza profunda que aos poucos é substituída por um sentimento de saudade e consegue retomar sua vida.

Esses 5 estágios devem ser vistos como algo natural no processo de luto com algumas variações de intensidade de pessoa para pessoa. A perda é algo que gera tristeza, esse sentimento inevitavelmente será sentido, então é preciso ficar atento principalmente aos sintomas de depressão se estes não forem superados pois pode virar uma doença emocional.

Para trabalhar esses 5 estágios é preciso não se culpar e nem se julgar, digo isso pois é muito comum após uma perda a pessoa se culpar por não ter feito o suficiente pelo ente querido e um segundo ponto é a adaptação a uma nova rotina, esta deve ser feita aos poucos e com o tempo como por exemplo mudança de algum hábito, aprender devagar a conviver com a ausência da pessoa. E como uma maneira positiva de enfrentar a perda, tente pensar em algo interessante para si como por exemplo o planejamento de uma viagem, um trabalho diferente, um novo curso, enfim busque algo que lhe dê algum prazer.

Por fim, trate bem de sua saúde mental e tenha para si que as perdas também trazem grandes aprendizados. Há várias formas de superar o luto e o psicólogo pode lhe ajudar a indicar o melhor caminho para isso.

Deixe um comentário