Juliana Rovaron

5 HÁBITOS QUE PODEM LHE AJUDAR NO CONTROLE E MELHORA DA ANSIEDADE

A ansiedade é muito conhecida por uma sensação muito forte de medo frente a algo desconhecido. Ela é algo natural ao nosso comportamento diário principalmente quando temos que lidar com situações nas quais não sabemos exatamente o que esperar, mas em alguns casos, com a vida cotidiana muito corrida, temos tido um aumento significativo de casos de ansiedade. Estes disparam por uma vida muito acelerada, excesso de tarefas e cobranças, estresse, esgotamento mental entre outras questões.

Quando a pessoa está ansiosa, geralmente ela antecipa seus pensamentos de forma negativa a algo que está por acontecer, estes vem acompanhados de sintomas físicos e emocionais como: angústia, preocupações excessivas, dificuldade em conduzir projetos, cansaço, inquietação, suador, tremores, palpitação no coração, falta de ar entre outros.

A ansiedade ainda pode, de alguma forma desencadear alguns vícios como forma de canalização da mesma como por exemplo a compulsão alimentar, uso excessivo de álcool, drogas, jogos, gastos exagerados. O tratamento da ansiedade consiste em atendimento psicológico e em alguns casos acompanhamento médico psiquiatra para a utilização de medicamentos que vão auxiliar nesses sintomas. Mas é extremamente importante ressaltar que a psicoterapia tratará as causas e não somente os sintomas. Em muitos casos o tratamento medicamentoso aliado ao psicológico traz resultados muito positivos.

Existem alguns outros hábitos, que se inclusos no cotidiano podem auxiliar no controle da ansiedade e abaixo vamos citar 5 deles:

 

MEDITAÇÃO – Através dela é possível trabalhar a respiração, o controle da ansiedade e se perceber em suas angústias, para um ansioso no começo pode ser algo um pouco difícil de acompanhar, mas é possível ir aumentando o tempo de medição aos poucos e sentir uma tranquilidade maior em seus pensamentos.

 

TEMPO CONECTADO A INTERNET – Com o hábito que temos hoje de navegar pelas redes sociais, o fato de esperar por curtidas e comentários também pode gerar ansiedade.  Dar muito foco a perfeição que as redes proporcionam faz com que as pessoas tenham a sensação de que não se encaixam socialmente o que muitas vezes pode gerar frustração e até mesmo um circulo vicioso de acompanhamento desses canais com uma necessidade muito pontual de postar coisas o tempo todo e esperar por um resultado positivo, o que nem sempre acontece e pode gerar adoecimento. Lembrando que o que gera esse adoecimento é a constante apreensão com as postagens e não as redes sociais em si. É bastante saudável, ao perceber um excesso, tentar limitar um pouco por dia os acessos e procurar alguma outra atividade que possa ser prazerosa.

 

EXERCÍCIO FÍSICO – Independente da modalidade que você preferir, movimentar o corpo faz bem para o físico e para a mente. Exercitar-se regularmente de maneira moderada auxilia no controle da ansiedade, ajuda a eliminar o excesso de energia e faz a mente focar no corpo. As atividades físicas produzem neurotransmissores como endorfina, serotonina que trazem a sensação de bem estar e ajudam a combater a ansiedade e o estresse. Lembrando que é sempre recomendado consultar um médico para que você realize suas atividades físicas com segurança.

 

TRABALHE SUA RESPIRAÇÃO – Um dos sintomas da ansiedade é a respiração acelerada ou sensação de falta de ar. Em crise, geralmente se percebe uma respiração curta, sem ritmo que intensifica a tensão. Se perceber na respiração é um passo importante. Ao parar para observá-la tente aos poucos alongar o movimento da respiração, faça um exercício de inspiração e expiração sentindo o tórax e o abdômen e aos poucos perceba a respiração acalmar e voltar ao normal. Realizar esse tipo de exercício com regularidade auxilia também no controle da ansiedade e pode aliviar sintomas diversos.

 

CUIDE DA SUA ROTINA – O ansioso geralmente tem uma sensação de descontrole de sua rotina. Tem muita dificuldade em cumprir tarefas. Essa questão pode ser melhor gerenciada se a pessoa conseguir organizar seus dias planejando suas atividades. Elaborar listas, identificar quais atividades tem mais dificuldade em realizar e montar rotinas possíveis de ser acompanhadas sem excessos. Listar atividades possíveis de ser realizadas em um dia é algo muito importante, pois o excesso na maioria das vezes “paralisa” pessoas com ansiedade significativa. Saber organizar seus dias ajuda no controle das atividades diminui a sensação de ansiedade. Quando precisar realizar tarefas mais longas divida-as em partes para que se consiga diminuir a tensão e ter mais controle sobre elas.

 

Psicóloga Juliana Ferreira Moraes Rovaron

CRP 06/154858

Deixe um comentário